Associado UXPA

Testes de Usabilidade

O Teste de Usabilidade traz informação diretamente do usuário, de como ele usa o computador e de quais são os problemas reais que ele enfrenta ao utilizar a interface no seu dia-a-dia.

A aplicação consistente de análise de usabilidade se reflete em:

O que é?

O Teste de Usabilidade é uma pesquisa realizada com usuários reais, para identificar o seu comportamento de navegação, suas dificuldades, como pensam e agem diante do site ou aplicativo.

Os testes realizados pela Lumens permitem que opiniões pessoais sejam trocadas por idéias criativas para resolver problemas concretos, fazendo com que reuniões e debates infindáveis dêem lugar a produtividade.

Como funciona

Antes da avaliação...

É comum fornecer aos avaliadores informações a respeito do contexto de uso do sistema:

A partir disso define-se o perfil dos públicos entrevistados e o roteiro de tarefas.

Durante a avaliação...

Após o recrutamento, os usuários são designados a desenvolver tarefas típicas e críticas no sistema. Os consultores da Lumens observam e tomam notas do comportamento, facilidades e dificuldades dos usuários.

Após a avaliação...

Os dados são analisados e consolidados em um relatório detalhado com todas as evidências e recomendações para os problemas encontrados.

Quando fazer?

O teste de Usabilidade pode ser aplicado em diversos contextos do projeto:

Não é recomendado esperar a versão perfeita do site para aplicar os testes. A demora acarretará em mudanças profundas, que aumentam custos na correção do produto e geram resistência na equipe.

Testes de usabilidade podem ser aplicados em diversos canais:

Conheça todos ambientes avaliados.

Laboratórios para realização do teste

Costuma-se utilizar laboratórios especializados para a realização dos testes. Assim, os executivos da empresa podem assistir aos seus usuários e observar pessoalmente o seu comportamento.

Conheça nossos laboratórios.

10 principais erros de Usabilidade – Jakob Nielsen

retornar ao início

Ilustração Testes de Usabilidade
“40% dos usuários não retornam a um site onde tiveram uma experiência ruim de navegação.” - Forrester Research







“Confunda ou fruste a pessoa que está usando o produto e terá como resultado emoções negativas, tornando isso parte do seu produto.” - Donald Norman
Rua do Rócio, 288 - Cj. 101 - São Paulo/SP
Tel: +55 11 3054-2700